fisioclean.com

Ventosaterapia

Que é ventosaterapia?

A ventosaterapia é uma técnica de medicina alternativa que envolve o uso de copos de vidro ou plástico para criar vácuo na pele e, assim, aumentar o fluxo sanguíneo para uma determinada área do corpo. Essa técnica tem sido usada há milhares de anos em várias culturas, incluindo a medicina tradicional chinesa e a medicina árabe.

A técnica ganhou destaque nos últimos anos, depois que o nadador americano Michael Phelps foi visto com marcas redondas em seu corpo durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Essas marcas eram resultado de uma forma de ventosaterapia conhecida como “cupping”, que é comumente usada por atletas para ajudar na recuperação muscular.

Ventosaterapia é um tipo de tratamento alternativo no qual são usadas ventosas que criam um vácuo na pele, para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo.

Como funciona a ventosaterapia?

Independentemente do método utilizado, a ventosaterapia funciona criando um vácuo nos copos que suga a pele e o tecido subcutâneo para dentro do copo. Isso aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada, o que pode ajudar a aliviar a dor, reduzir a inflamação e promover a cicatrização.

Ao aplicar as ventosas diretamente sobre o corpo, é formado um vácuo que faz a sucção da pele, aumentando o diâmetro dos vasos sanguíneos e estimulando a circulação no exato local de aplicação.Com isso, a oxigenação dos tecidos é otimizada, facilitando a liberação das toxinas presentes no sangue e nos músculos e favorecendo a nutrição das fibras musculares.As ventosas são aplicadas em pontos específicos do corpo, de forma fixa ou deslizante — com o auxílio de cremes ou óleos.Dentre os seus diversos benefícios, esta técnica promove o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores articulares do paciente.Cada sessão de ventosaterapia dura entre cinco e 15 minutos, podendo ser realizada de forma isolada para combater a dor nas costas ou em tratamentos mais longos.Para determinar o tipo de tratamento necessário e o número de sessões, é preciso fazer uma avaliação prévia com um especialista. 

benefícios da ventosaterapia

Os principais benefícios da ventosaterapia são:

  1. Alívio da dor muscular, principalmente ombros e costas;
  2. Aumento da circulação sanguínea local;
  3. Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
  4. Fortalece os vasos sanguíneos;
  5. Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
  6. Relaxar e acalmar o corpo e a mente;
  7. Diminuição da retenção de líquidos, principalmente braços, pernas e pés;
  8. Alívio da dor nas articulações, como no caso de artrite reumatoide, síndrome do túnel do carpo e dor no joelho, por exemplo.

Os terapeutas mais indicados para o tratamento com ventosas são os formados em Medicina Tradicional Chinesa, o acupunturista e o fisioterapeuta especialista em acupuntura ou que tenha conhecimento desse tipo de técnica.

O pós-tratamento

Após a sessão de ventosaterapia, é normal observar algumas marcas roxas no local da aplicação. Elas devem sair naturalmente após uma semana.Durante cada sessão semanal, o profissional aplica as ventosas até as marcas irem clareando. E se for utilizada uma grande quantidade de vácuo durante o tratamento, o local poderá ficar dolorido por até cinco dias.Já em mulheres menstruadas, o pós-tratamento poderá intensificar a menstruação, além de causar marcas arroxeadas e escurecer a urina.