Blefaroplastia Sem Cortes
O que é blefaroplastia sem cortes?
O excesso de pele das pálpebras pode ser tratado de diversas maneiras não cirúrgicas, seja para pessoas que não almejam a cirúrgica convencional, ou para aquelas que desejam retardar os sinais de envelhecimento da região periocular.
É importante ressaltar que a blefaroplastia sem corte não é uma cirurgia plástica, na verdade é um procedimento estético alternativo feito com jato de plasma, como o nome já diz: blefaroplastia sem corte, é um tratamento para reduzir a sobra de pele nas pálpebras superiores, onde seu principal objetivo é o rejuvenescimento da área palpebral sem a necessidade de realizar a ressecção da pele. Não se trata de uma cirurgia plástica, mas sim um procedimento estético minimamente invasivo (sem cortes).
Qual o objetivo da blefaroplastia sem corte?
O intuito principal desse procedimento é melhorar a flacidez causada pelo excesso de pele, é rejuvenescer a área palpebral. Pode ser feita com jato de plasma ou eletrocautério, onde são geradas pequenas lesões pontuais nas pálpebras, onde irá ocorrer a retração da pele que dá um efeito lifting na região palpebral. Após a aplicação ocorrerá também inchaço e crostas na área tratada, que começam a desaparecer após cerca de 7 dias. O resultado definitivo ocorre após algumas sessões e a retração da pele é observada progressivamente em até 45 dias.
Então o uso da tecnologia com o jato de plasma, permite obter uma retração do excesso de pele, com baixa reação inflamatória, sem cortes, sem sangramentos e sem pontos.
Quanto tempo leva para ver os resultados?
Os resultados do jato de plasma não são imediatamente visíveis, uma vez que o processo de cicatrização e produção de colágeno ocorre ao longo do tempo. Geralmente, os pacientes começam a notar melhorias após algumas semanas, com resultados mais notáveis após dois a três meses.
Quantas sessões são necessárias?
O número de sessões varia de acordo com a preocupação estética e a condição da pele de cada paciente. Em média, são recomendadas de 1 a 3 sessões, com intervalos de 30 dias entre elas.
O procedimento é doloroso?
Em geral, o procedimento de jato de plasma pode causar algum desconforto, mas a maioria dos pacientes tolera bem o tratamento. Antes do procedimento, é aplicado um creme anestésico tópico para minimizar qualquer desconforto.
Podemos adotar hábitos saudáveis para melhorar o colágeno e a elastina na nossa pele como por exemplo:
- Alimenação saudável
- Manter uma hidratação adequada
- Uso de protetor solar
- Uso de produtos que estimule a produção de colágeno e elastina
- Prática de exercício físico
- Evite fatores prejudiciais como fumo e álcool
Cuidados após o procedimento
Ainda que a blefaroplastia sem corte não demande um pós-operatório, uma vez que não se trata de um procedimento cirúrgico, o paciente ainda é instruído a uma série de cuidados para evitar problemas na recuperação. As orientações incluem:
- Não tomar sol após o procedimento;
- Fazer uso de um bom antisséptico 24h após o tratamento;
- Beber bastante água mesmo em tempo frio;
- Não fazer uso de maquiagem no pós procedimento de jato de plasma, esperar pelo menos 4 dias;
- Evitar exposição em temperaturas altas como ir na beira do fogão, e entrar em carro quente;
- Não usar protetor solar logo após o procedimento, somente 24h no mínimo, até a completa cicatrização do local, para que ele não penetre na pele após o procedimento, já que o jato de plasma é uma tecnologia levemente ablativa;
- Usar óculos de sol com proteção UVA e UVB durante a recuperação;
- Não aplicar produtos dermocosméticos na região sem orientação do especialista, pois os mesmos podem penetrar nas lesões;
- Não arranhar a casquinha que se forma na região, esperando ela cair sozinha, não esfregar a toalha no rosto;
- Fazer compressas geladas caso sinta muito inchaço e desconforto no local tratado.
- Usar um bom kit no home care ( sabonete hidratante sem ácido glicólico; tônico, que ajuda a manter o equilíbrio cutâneo; antioxidante com vitamina C; antiglicante como o alistin; ácido hialurônico, para reforçar a hidratação; e protetor solar com PPD, que quantifica a proteção oferecida contra a radiação ultravioleta. Lembrando que esses produtos só podem ser usados 24h após o procidimento.
Trata-se assim de um tratamento com recuperação relativamente rápida e simples, mas essas precauções devem ser tomadas durante todo o tempo de recuperação da pele.
E se houver dor ou edema? Produtos calmantes como o gelo, podem ser usados durante três dias, por três vezes ao dia, mas é normal que a região tratada apresente inchaço e vermelhidão nos primeiros dias para que haja a reparação do tecido e, consequentemente, estimulo de colágeno., mas esses sinais costumam regredir espontaneamente depois de uma semana sem a necessidade de cuidados adicionais.
A finalidade do jato de plasma é induzir uma inflamação tecidual para estimular sua regeneração e, assim, promover o rejuvenescimento. Justamente por produzir essa ação agressiva e inflamatória é que o procedimento é contraindicado para peles glicadas, inflamadas, manchadas ou imunologicamente alteradas.
Em casos nos quais são necessárias mais sessões para alcançar os resultados desejados, os cuidados devem ser retomados após cada sessão, conforme a orientação especializada.
Como funciona a blefaroplastia com o jato de plasma?
A técnica sem corte é estética, e feita por intermédio de equipamentos como o jato de plasma ou eletrocautério. Trata-se de um equipamento que emite plasma, um feixe de elétrons e íons que provoca uma alteração na membrana celular dérmica para estimular os fibroblastos responsáveis pela produção de colágeno e elastina. Esse colágeno é o que melhorará o viço da região, minimizará o aspecto envelhecido do olhar, assim como diminuirá a flacidez que a acarretou o princípio de ptose ou a pele excedente.
A técnica baseia-se no processo de fulguração que consiste em um tipo de “queimadura” na pele, sendo uma abrasão leve e clinicamente controlada.
Logo após o procedimento com o jato de plasma, a região das pálpebras ficará avermelhada e, possivelmente inchada. Esses são sintomas comuns e esperados após o procedimento. A área tratada cria umas casquinhas como se fossem de machucados comuns. A partir do terceiro dia, essas crostas começam a se soltar, e partir disso, a pele se contrai e se renova, ficando mais tensionada porque é nesse momento que a produção de colágeno e elastina aumenta no local melhrando a estrutura dérmica, de forma que o resultado é um efeito lifting nas pálpebras.
Após a primeira semana a aparência já melhora. Outro ponto é que o paciente não costuma sentir dor ou qualquer outro sintoma nos primeiros dias.
A técnica de blefaroplastia sem corte so pode ser feita por um profissional qualificado, costuma ser indicado em um número mínimo de sessões para que o resultado seja efetivo. Essa indicação é condicionada a uma avaliação junto ao profissional, e com base na necessidade do paciente.
Recuperação da blefaroplastia não cirurgica
Não são necessários cuidados expressivos após o tratamento de blefaroplastia sem corte. É importante que no processo de cicatrização o paciente não tome sol de forma direta, use protetor solar, tenha uma rotina de cuidados diários regrada e tenha em mente que são esses cuidados que vão tornar os efeitos do tratamento duradouros.
Todo mundo pode fazer a blefaroplastia sem corte?
Há diversas contraindicações para o jett plasma! Essa é uma grande desvantagem em relação à cirurgia plástica nas pálpebras.
Principais contraindicações
- Pessoas de pele morena, e com vitiligo;
- Epilepsia;
- Diabetes
- Solução de continuidade;
- Herpes ativa;
- Pacientes imunodeprimidos;
- Uso de corticoides sistêmicos;
- Uso de Isotretinoína oral nos últimos 6 meses;
- Não deve ser aplicado sobre área cardíaca;
- Uso de medicamentos com substâncias que estimulem a melanina;
- Uso de medicamento anticoagulante;
- Excesso de pele nas bolsas de gordura sob os olhos;
- Pessoas com tendência à formação de quelóides em cicatrizes;
- Pacientes que usam marca-passo ou dispositivos médicos que emitem corrente elétrica;
- Pessoas com muito excesso de pele nas pálpebras;
- Presença de infecção local de qualquer natureza;
- Doenças reumatológicas ou doenças do colágeno (necessitam da liberação do reumatologista)
- Gravidez e lactação;
- Não deve ser aplicada sobre as áreas infectadas, inflamadas ou sobre erupções da pele, tais como flebite ou tromboflebite;
- Sobre doenças vasculares oclusivas e insuficiência circulatória, como em casos de trombose venosa profunda, flebite, varizes, arteriosclerose obliterante;
- Não deve ser aplicada sobre os nervos do seio carotídeo, particularmente em pacientes com sensibilidade alterada ao reflexo do seio carotídeo.
Vantagens da blefaroplastia sem corte
Menos Invasiva
A sua natureza minimamente invasiva é o grande diferencial. Ao contrário da cirurgia tradicional de pálpebras, que, sendo uma cirurgia, envolve incisões e suturas, as técnicas “sem corte” utilizam o laser ou plasma para alcançar resultados sem danificar os tecidos. Por ser minimamente invasiva, esse procedimento não exige afastamento das atividades cotidianas.
Recuperação mais rápida
Uma recuperação mais rápida é outra vantagem importante: com a blefaroplastia sem corte, os pacientes podem geralmente retornar às suas atividades normais em um período de tempo mais curto do que com a cirurgia tradicional. O inchaço pós-operatório também tende a ser menor.
Resultados sutis
Outro ponto que vale ser destacado é a possibilidade de resultados sutis, já que as técnicas com laser ou plasma estimulam a produção de colágeno na área tratada, o que leva a uma pele mais firme e rejuvenescida, sempre mantendo a naturalidade na região.
Mínimo risco de cicatrizes
Como não há incisões nesses procedimentos, o risco de cicatrizes visíveis praticamente não existe na blefaroplastia sem corte. Como estamos falando de uma área delicada ao redor dos olhos, isso pode ser importante em alguns casos.
Quanto tempo dura uma sessão de jato de plasma nas pálpebras?
Para tratar pálpebras superiores e inferiores serão necessários entre 45 a 60 minutos, em média. Mais antes do procedimento alguns profissionais fazem uso de um anestésico tópico para tornar o procedimento mais confortável, então cerca de 15 minutos com o antestésico tópico ja é possível iniciar o procedimento tranquilamente. Lembrando que cada paciente tem necessidades e características que podem fazer este tempo variar.
O que é jato de plasma?
O Jato de Plasma é a tecnologia que utiliza o próprio ar do ambiente como meio de transporte para transferir a energia gerada a partir da corrente elétrica. O objetivo é causar pequenos danos que estimularão a produção de um novo tecido rico em colágeno para serem reparados pelo organismo. O plasma é uma forma de gás ionizado que tem a capacidade de remover a pele de forma precisa e controlada, sem a necessidade de cortes.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse equipamento?
O plasma é considerado o quarto estado da matéria, sendo caracterizado pela ionização do ar atmosférico. Para formar o plasma o equipamento excita os gases ao seu redor através de uma fonte de energia quando submetidos a campos elétricos intensos tornam-se condutores: é a chamada ruptura dielétrica (Lei de Paschen), gerando uma descarga de plasma.
Essa descarga de plasma na pele produz calor, induzindo uma lesão térmica na epiderme, gerando também uma produção de colágeno, alterações de fibras elásticas e reestruturação da derme.
O discreto aumento da temperatura nos tecidos onde ocorrem a aplicação de plasma, por contato direto na pele; gera um efeito de estimulação de queratinócitos, o que auxilia na renovação dos tecidos e no processo de cicatrização de feridas.
Outros benefícios da blefaroplastia sem cortes são o aumento da microcirculação, rejuvenescimento e melhora a aparência de estrias e cicatrizes atróficas.
O Plasmed é o jato de plasma da fabricante Ibramed. O Plasmed é o único equipamento fabricado no Brasil que é um gerador de plasma por corrente contínua. Possui modo de aplicação pulsado ou contínuo. O Plasmed Ibramed conta com 9 ponteiras e 3 distanciadores, sendo que 5 ponteiras são para realizar a técnica de peeling de plasma ou de contato, e 4 ponteiras para a técnicas de fulguração