fisioclean.com

Tratamento de Acne

Que é acne?

A acne é uma doença de pele que provoca lesões, como cravos e espinhas, devido a um processo inflamatório que o ocorre nas glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo, e nos folículos pilossebáceos, estruturas dentro dessas glândulas onde nascem os pelos. A acne aparece com mais frequência na face, mas também pode ocorrer na região do pescoço, mandíbula, costas, ombros e peito. E as lesões na pele podem vir acompanhadas de vermelhidão, irritação e até dor, em casos mais severos.

Fatores predisponentes para o surgimento da acne

  • Fatores genéticos
  • Fatores emocionais e estresse
  • Disfunções do Sistema neuroendócrino
  • Estímulo à produção de hormônios androgênicos
  • Produção excessiva de óleo
  • Acúmulo de células morta na pele
  • Bactérias
  • Produtos de pele que podem obstruir os poros, ou inadequados para o tipo de pele (fómulas oleosas)
  • Medicamentos como corticosteróides, anticoncepcionais e vitaminas do complexo B
  • Mexer nas lesões sem os devidos cuidados
  • Dieta como certos alimentos como laticínios, e alimentos ricos em açúcar, podem estar associados.

Como vimos, a acne pode atingir pessoas de diversas idades, causando incômodos e complicações, como as cicatrizes decorrentes das lesões.Para evitar isso, é necessário controlar a acne através de tratamentos preventivos e corretivos. Afinal, tratar cravos e espinhas vai muito além das razões estéticas. Estes cuidados ajudam a preservar o bem-estar da pele e até mesmo a saúde mental do paciente.Confira uma seleção dos melhores tratamentos médicos estéticos para acne: 

Melhores tratamentos para acne

1- Limpeza de pele profunda

A limpeza profunda é uma alternativa eficaz para tratar a acne, pois remove células mortas e impurezas, como cravos abertos e fechados, miliuns e acne que não esteja inflamada, restabelecendo o equilíbrio da pele e reduzindo o incômodo estético causado pela acne.Este tratamento é indicado para todos os tipos de pele — normal, oleosa, seca ou mista — e regiões do corpo, como colo e costas, e ainda ajuda a manter a região macia, saudável e com viço natural. 

2- Peeling 

A acne pode deixar marcas e cicatrizes que prejudicam a autoestima e causam incômodo estético. Com o peeling é possível reduzir esse problema, já que o tratamento melhora o aspecto e a textura da pele.O peeling promove a esfoliação da superfície, produzindo a descamação da pele e removendo as camadas exteriores danificadas. Após o processo, o tecido se regenera, apresentando uma textura mais suave e aspecto mais jovem.Além de melhorar a aparência de manchas e cicatrizes, o peeling também ajuda na eliminação da acne e sua inflamação. 

3- Laser fotona

Ideal para todos os tipos de pele, o laser Fotona atua de diferentes maneiras na acne ativa e cicatrizada.Nos casos de acne ativa, o laser penetra na pele e atinge as glândulas responsáveis pela produção do sebo, controlando a atividade das glândulas e reduzindo a oleosidade.Já nos casos de acne cicatrizada, o laser atua reparando o tecido e estimulando a produção de colágeno para melhorar o aspecto da pele. 

O Tratamento de acne tem como objetivo:

  • Controlar a hiperceratose folicular
  • Diminuir a produção de sebo
  • Diminuir a população bacteriana
  • Controlar o processo inflamatório
  • Equilibrar a oleosidade da pele

Como me cuidar em casa?

Siga o tratamento prescrito por seu médico. Além disso:

– lave o rosto 2 vezes por dia com um sabão suave, neutro, evite produtos adstringentes;
– lave as mãos com frequência, e evite tocar o seu rosto desnecessariamente;
– não esfregue a pele nem esprema as espinhas para que não surjam cicatrizes;
– não descanse o rosto nas mãos enquanto você lê, estuda, ou vê televisão;
– tente manter os cabelos longe da face;
– evite o sol;
– embora nenhum estudo tenha comprovado uma relação entre acne e alimentação, algumas pessoas têm notado que sua acne piora após a ingestão de certos tipos de alimentos.

Evite produtos adstringentes demais, que deixem a pele repuxando depois de lavar, já que isso pode causar o famoso efeito rebote, que é quando você tira todo o óleo da sua pele e ela o produz em excesso, como forma de defesa, para repor sua barreira cutânea.

A limpeza excessiva é prejudicial à pele como um todo (causando irritação) e pode piorar as lesões.  Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade. 

Importante: quem tem acne não deve, em nenhuma hipótese, manipular (“cutucar, espremer”) as lesões, pois isso pode levar à infecção, inflamação e cicatrizes.

Graus da acne

Em geral, a acne se manifesta com a presença de comedões ou cravos (causados pelo entupimento da saída dos folículos com sebo), pápulas (pequenas lesões sólidas, elevadas, endurecidas e avermelhadas), pústulas ou espinhas (pápulas com pus) e nódulos e cistos, que são lesões bem maiores que as espinhas, que são inflamadas e se expandem para camadas mais profundas da pele. Elas podem ser dolorosas e deixar marcas.

Segundo o Ministério da Saúde, a acne pode ser dividida em cinco tipos, de acordo com a gravidade das lesões apresentas na pele. São eles:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias.

Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada.

A limpeza de pele é um dos tratamentos estéticos mais realizados no mundo, essa técnica tem como objetivo remover cravos, comedões e outras impurezas do rosto que geralmente não são retirados com a limpeza facial diária, deixando a região mais limpa e saudável, além de estimular o metabolismo celular,  desobstruir os poros e melhorar a capacidade de absorção da pele. A limpeza de pele também auxilia na oxigenação, hidratação, nutrição e clareamento, podendo ser aplicada em qualquer tom de pele.

 

O tratamento de acne é dividido em três etapas:

É necessário verificar se há lesões não inflamatórias (“cravos”) e/ou inflamatórias (“espinhas”, nódulos, cistos) e/ou cicatrizes. Em formas leves, o tratamento pode ser apenas local, com inúmeros produtos existentes no mercado, isolados ou combinados: ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinoides (tretinoína, adapaleno), antibióticos (clindamicina e eritromicina, de preferência associados – no mesmo produto – aos retinoides ou peróxido de benzoíla) e ácido azeláico. Quando o quadro não evolui bem o tratamento por via oral é associado, utilizando-se antibióticos específicos, da classe das ciclinas (tetraciclina, doxiciclina, minociclina, limeciclina) ou macrolídios (eritromicina) ou sulfas (sulfametoxazol-trimetoprim), sempre associados ao tratamento local com retinoides ou peróxido de benzoíla ou ácido azeláico. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione o texto do seu título aqui

Como prevenir a acne?